Veja como foi a Celebração de Posse Canônica de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

Milhares de fiéis compareceram à Catedral São Miguel, em Guanhães, na manhã de sábado, onde foi realiza a Posse Canônica do bispo Dom Otacílio Ferreira de Lacerda como 4º bispo da Diocese. A celebração marcou o início do Ministério Episcopal de sua excelência reverendíssima. Compareceram à celebração bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas de toda região.

A celebração foi dividida em duas partes. A primeira é quando o bispo entra pela primeira vez em sua igreja catedral e acontece a recepção por parte do colégio de consultores, composto pelos padres Hermes Firmiano Pedro (pároco local) José Aparecido de Pinho (vigário geral), Salomão Rafael Gomes Neto, José Martins da Rocha, Derci da Silva e João Evangelista dos Santos; o metropolita, Dom Darci José Nicioli, o clero e o povo. Na segunda etapa, aconteceu o rito da posse canônica; e a celebração eucarística, chamada também de missa estacional. A Liturgia foi a da Santa Cruz.

Nomeado pelo Papa Francisco no dia 19 de junho, Dom Otacílio nasceu em Palma, na região da Zona da Mata de Minas Gerais, no dia 17 de novembro de 1960. É filho de João Ferreira de Lacerda e Nercilia de Almeida Lacerda.
Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo. É formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia no Mosteiro São Bento, em São Paulo, e Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Dom Otacílio, transferido da Arquidiocese de Belo Horizonte, é o quarto bispo diocesano de Guanhães. Seu lema é: “Para mim o viver é Cristo” – “Mihi vivere Christus est” (Fl 1,21).

Foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 6 de junho deste ano, durante a Assembleia Anual do CONSER Leste 2, para o quadriênio 2019-2023.

Confira fotos e vídeos:

Veja a transmissão feita através da Fanpage da Diocese de Guanhães: