Durante uma operação em Guanhães, policiais militares receberam informações de que um homem possuía em sua residência armas de fogo em situação irregular. Diante disso, os policiais iniciaram diligências com o intuito de confirmar se o suspeito estaria em casa e qual seria a sua real residência.
Ao realizar as buscas na casa, a polícia encontrou e apreendeu uma espingarda calibre 12, uma espingarda de pressão, um revólver calibre 38, cinco munições calibre 38 intactas e uma munição calibre intacta. O proprietário das armas foi preso em flagrante.
Em São João Evangelista, uma guarnição avistou um veículo que se encontrava em atitudes suspeitas na saída da cidade. O motorista acelerou quando percebeu que seria abordado.
Os militares perseguiram e alcançaram o veículo alguns quilômetros após a primeira tentativa de abordagem. Durante a perseguição, foi visto pelos militares que um passageiro do veículo jogou fora alguma coisa.
Na abordagem, foram localizados dentro do veículo quatro cartuchos de munição, lanternas, repelentes e uma bota com proteção na canela (utilizados por caçadores) além do veículo estar indevidamente licenciado.
Os ocupantes foram presos e o veículo apreendido no local. A guarnição retornou até onde uma sacola fora abandonada, tendo sido encontradas e apreendidas duas armas de fogo cartucheiras calibres 32 e 36, três lanternas e 11 munições intactas, além de duas munições deflagradas . Ainda na ação, uma CNH foi apreendida.