SAAE reforma Unidade de Tratamento de Resíduos

SAAE reforma UTR

Recirculação da água poderá gerar economia para o município

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guanhães está com a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) em reforma. O objetivo é implantar a recirculação da água utilizada no processo de tratamento realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e assim, atuar diretamente no controle de perdas do sistema.

Guanhães é uma das poucas cidades do Brasil a possuir uma UTR. A reforma faz parte do Plano Emergencial de Ações da Autarquia estabelecido em dezembro de 2017. A recirculação da água dará ao município, segundo as expectativas, o retorno de cinco litros de água por segundo, totalizando 432.000 litros em 24 horas, o que representa um incremento de aproximadamente 8,5% da vazão ofertada atualmente.

Como funciona a UTR:

O processo de tratamento da água até que esteja devidamente potável, gera resíduos, algo similar ao que acontece em processos industriais. As diversas etapas do tratamento da água geram flocos de sujeiras que são retidos nas unidades das ETAs.

Os floculadores e decantadores são lavados periodicamente e com frequência definida em função da sazonalidade. Os procedimentos de limpeza e a manutenção do sistema geram resíduos líquidos chamados “lodo”, formados pelas impurezas contidas na água bruta e por produtos químicos usados no processo de tratamento, como o sulfato de alumínio.

A UTR consiste em um processo ainda pioneiro no Brasil. Nela, é possível realizar o tratamento do resíduo líquido (água + lodo). Através de um processo lento de filtração, a água é separada do lodo, tornando-se clarificada. O lodo fica retido nos tanques da UTR e após secagem e retirada, poderá ser reaproveitado ou descartado adequadamente.

A concepção do sistema garante uma operação simplificada, que não envolve equipamentos mecânicos e não consume produtos químicos e nem energia elétrica.

Texto e fotos: Ascom/ SAAE Guanhães

Notícias Relacionadas