SAAE participa da Semana dos Rios e da Água em Correntinho

Conscientizar sobre a importância dos rios e seus benefícios é o objetivo da Escola Estadual Tenente José Coelho da Rocha em Correntinho, com a realização da Semana dos Rios e da Água, de 6 a 10 de Agosto.

Durante a semana, várias atividades foram aplicadas. E para agregar aos ensinamentos, o SAAE Guanhães participou do encerramento na sexta-feira (10), com um bate papo com os alunos falando sobre a importância do Rio Graipu e o Rio Corrente Canoa, mananciais de Guanhães e Correntinho, respectivamente.

Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades. É a fonte de água usada para beber, lavar, cozinha, fazer a higiene pessoal, dentre outras aplicações fundamentais.

A produção de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas é outra importante contribuição dos rios. A utilização dos rios na geração de energia ocorre com a construção de usinas hidrelétricas em determinados trechos de seu curso.

Outro foco da visita do SAAE à escola foi o trabalho de sustentabilidade da água. “Esse é um assunto muito importante, pois somos dependentes da água para tudo em nosso cotidiano”, ressaltou a diretora da escola, Cátia Antônia dos Santos Soalheiro.

Várias dicas simples de economia foram repassadas aos alunos com o objetivo de que sejam, além de aplicadas, multiplicadas aos familiares e amigos. Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou esfrega as vasilhas, usar baldes para lavar veículos e calçadas, estar atento a vazamentos, entre outras, foram citadas.

“Este é um momento muito importante para os nossos alunos, pois eles estão compreendendo melhor sobre o quanto a água é um bem precioso. O que devemos fazer é zelar e não desperdiçar”, disse a professora de Biologia e Ciências, Lucélia Soares Pinto, responsável pelo projeto.

No fechamento, alunos do oitavo ano apresentaram uma maquete com materiais reaproveitados, mostrando o curso d’água de um rio. Em seguida, o mascote Sagua fez com que o evento fosse encerrado em clima de descontração.

Por Ascom – SAAE Guanhães

Notícias Relacionadas