Prefeitura de Guanhães e MPMG firmam acordo para solucionar problemas dos animais de grande porte nas ruas

A Prefeitura Municipal de Guanhães inicia nesta segunda (17) uma campanha de conscientização e denúncias junto à população em relação à soltura de animais de médio a grande porte que transitam pelas ruas da cidade.

A iniciativa faz parte de uma série de compromissos firmados entre a Prefeitura Municipal e o Ministério Público a fim de solucionar os transtornos causados pelos animais.

Inicialmente, o objetivo é conscientizar os donos a se responsabilizarem pelos animais de grande porte, não soltando ou abandonando os que estiverem machucados ou doentes pelas ruas, diminuindo também os riscos de acidentes.

Entre os compromissos estão a divulgação da campanha de conscientização, disponibilização de contato para denúncias quanto aos proprietários dos animais, abertura de edital de licitação para contratação de empresa terceirizada para captura e guarda dos animais em curral apropriado (processo em andamento) e possível responsabilização judicial junto aos proprietários por abandono em vias e por maus tratos aos animais.

Nem todos sabem, mas abandonar e maltratar animais como cães, gatos, cavalos, dentre outros, é considerado crime sujeito a prisão, multa e a perda da guarda desses bichos. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Matheus Marques, as denúncias são anônimas e podem ser feitas através do número (33) 3421-1779.

Denuncie, contribua para o bem estar de sua comunidade!

Nara Generoso/ Ascom – Prefeitura de Guanhães

Mais notícias