Prefeito de Conceição do Mato Dentro é eleito presidente da AMIG

O prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira (Zé Fernando) foi eleito presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) para o biênio de 2021/2023. O pleito aconteceu na segunda-feira, 1º de fevereiro, na sede da instituição, em Belo Horizonte.

Devido a um entendimento entre os prefeitos dos municípios associados, a disputa ocorreu com chapa única, intitulada “Unidos pela AMIG e pela Mineração” — a composição recebeu, ao todo, 178 votos.

Com um histórico de atuação em prol do Meio Ambiente, Zé Fernando defende um modelo de mineração sustentável, que permita aos municípios mineradores mitigar os impactos da atividade extrativista e a desenvolver um modelo para o seu desenvolvimento e diversificação econômica.

Na AMIG, as discussões em torno do meio ambiente e mineração passará pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), que ocupará o cargo de diretor de Meio Ambiente da instituição. Esse mesmo posto já foi ocupado por Zé Fernando.

Fundada em 1.989, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil tem como objetivo representar as cidades que desenvolvem atividade mineral junto aos poderes públicos. (Com informações do Portal De Fato, de Itabira)