Peso, lesões e até suplementos estão na lista de informações que o preparador físico Fábio Mahseredjian levou a gigantes como Barcelona, Real, PSG e City
O preparador físico da seleção brasileira, Fábio Mahseredjian, chegou à Europa com questionários em mãos. Ele pedirá, pessoalmente, informações a sete clubes sobre jogadores que possivelmente serão convocados para a Copa do Mundo. A intenção é ter um diagnóstico preciso da temporada dos atletas para individualizar alguns procedimentos.
Na última quinta-feira, Mahseredjian assistiu ao treino do Manchester City. Ele ainda visitará o PSG nesta sexta-feira, e depois Atlético de Madrid, Real Madrid, Internazionale e Barcelona, e pedirá gentilmente que preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas e fisiologistas preencham quatro páginas de dados sobre os atletas.
Desde peso, percentual de gordura e lesões, até que tipo de suplementos alimentares os brasileiros tomaram ao longo da temporada, tudo interessa ao preparador físico, que começa a desenhar a programação de treinos realizados a partir de maio, quando a Seleção se apresentar e iniciar sua preparação para a Copa do Mundo na Granja Comary.
– O principal objetivo da viagem é a coleta de informações. Quantas lesões eles tiveram no ano? Que desequilíbrio muscular um ou outro pode ter? Que trabalho individual eles fazem nos clubes? Qual a carga de treinamento imposta a eles no último mês antes da apresentação? Exemplo prático: o cara treina quatro mil metros por dia, aí chega aqui e eu coloco uma carga de oito mil metros. Lógico que é prejudicial, aumenta a possibilidade de lesão – explicou Mahseredjian.
O questionário foi elaborado em conjunto pelo preparador físico e os fisiologistas Luiz Antônio Crescente e Guilherme Passos. A CBF pede, gentilmente, que as comissões técnicas preencham o maior número possível de dados, e acredita que a atenção dada aos clubes nos períodos de convocações será retribuída.
A seleção brasileira envia relatórios detalhados de tudo que é feito com cada atleta sempre que eles voltam às suas equipes. Esse procedimento já foi elogiado, por exemplo, pelo alemão Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, onde joga o atacante Roberto Firmino, nome quase certo na Copa.
Boa parte das informações desejadas pela Seleção está nos GPS, aparelhos que os jogadores usam presos ao uniforme em treinos e jogos.
– Isso tudo já é pensando na Copa. Não consigo cercar todo mundo nessa viagem, mas provavelmente faremos outra depois dos amistosos de março. Vou pedir a carga de treinos de maio para sabermos como chegarão os jogadores. O Guilherme (Passos) já percebeu que com o arquivo do GPS é possível acessar no nosso computador – afirmou o preparador físico.
Entre os possíveis convocados que receberão visitas de Mahseredjian até a próxima semana estão o goleiro Ederson, os laterais Daniel Alves, Marcelo, Filipe Luís e Danilo, os zagueiros Marquinhos, Miranda e Thiago Silva, os volantes Casemiro, Fernandinho e Paulinho, o meia Coutinho e os atacantes Neymar e Gabriel Jesus. Praticamente todos os titulares de linha.
– Precisamos saber que suplementos eles estão tomando, quantos gramas por dia. Só carboidrato? Creatina, BCAA, glutamina? Precisamso saber para tomar a decisão de manter assim, dividindo em grupos, ou criar uma suplementação nossa. Isso não faz efeito da noite para o dia, ficaremos mais de 50 dias juntos. Tudo isso está sendo discutido.
Além de Mahseredjian, outros membros da comissão técnica da Seleção também estão espalhados pelo mundo para acompanhar o desempenho de possíveis convocados.