Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Secretaria de Saúde de Minas confirma morte por febre amarela em Brumadinho

, ,

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta sexta-feira (5), que o homem morto no dia 31 de dezembro em Brumadinho foi vítima de febre amarela. Esta é a primeira morte registrada em Minas Gerais pela forma silvestre da doença desde julho de 2017.

O homem tinha 51 anos e era morador da zona rural da cidade. O teste realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirmou a infecção pelo vírus causador da febre amarela, segundo a secretaria.

Outro paciente, de 37 anos, chegou a ser notificado como suspeita de febre amarela e o caso dele ainda está em análise. Ele foi transferido para o município de Serra, no Espírito Santo e permanece internado.

De acordo com a prefeitura de Brumadinho, dois macacos achados mortos foram submetidos a exames que deram laudo negativos para febre amarela, mas, mesmo assim, a campanha de vacinação foi reforçada nas regiões em que foram encontrados.

De dezembro de 2016 a junho de 2017, o estado registrou 136 mortes por febre amarela, todos da forma silvestre. O período foi caracterizado como o pior surto da doença já registrado em Minas Gerais.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Já em ambiente urbano, a partir do Aedes aegypti, de acordo com o Ministério da Saúde. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Mais
Notícias