O município de Ferros vem sofrendo desde o início do mês de setembro com focos de incêndios florestais, causando grande impacto na flora nativa e na fauna silvestre brasileira.
O 4° Grupamento de Meio Ambiente, da Polícia Militar de Meio Ambiente, tem sido acionado frequentemente e vem desencadeando operações com a intenção de flagrar a autoria dos incêndios.
Neta terça-feira (21) os policiais do 4º Grupamento lavraram multa para um produtor rural da região e seu funcionário, apanhados em uma ação de desmatando em área de preservação permanente (APP) e que teriam causado um incêndio que atingiu diversas propriedades vizinhas totalizando uma área de 102,5 hectares de formação florestal remanescente da Mata Atlântica.
A área verde, que virou cinza e carvão era composta de árvores de médio e grande porte e vegetação exótica (pastagens, capineiras e canaviais). “O prejuízo ambiental foi gigantesco e os produtores atingidos ainda não avaliaram os impactos em suas propriedades”, informou um dos policiais. O valor da multa foi de R$ 273.513,40 e a área atingida soma 102,5 hectares. (Diário do Aço)