Além de prefeitos e assessores de mais de 20 municípios, a solenidade contou, também, com a presença do secretário de Estado de Cidades e Integração Regional (Secir), Carlos Murta
Foi realizada na semana que passou, no teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, a cerimônia de assinatura dos termos de coparticipação entre a Usiminas e filiados à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (AMVA) na edição de 2018 do programa “Caminhos do Vale”. Além de prefeitos e assessores de mais de 20 municípios, a solenidade contou, também, com a presença do secretário de Estado de Cidades e Integração Regional (Secir), Carlos Murta, ex-prefeito de Vespasiano por cinco mandatos, que anunciou a liberação de máquinas equipamentos para a região.
O presidente da siderúrgica, Sergio Leite, foi representado pelo vice-presidente Industrial, Túlio Chipoletti; o diretor da Usina, Roberto Maia, e o diretor de Manutenção, José Luiz Llanos. Pela entidade que congrega os municípios, assinaram os termos o presidente Aílton Silveira, prefeito de Entre Folhas, e o secretário-executivo, Albson Alvarenga.
Este ano, os gestores do programa adotaram como bandeira o tema “Todos pela Água”. O número de municípios foi elevado de 26 pra 36. Além da recuperação de estradas vicinais, o chamado agregado siderúrgico (um composto originário de resíduos da Usiminas que, com a adição de argila, é utilizado em pavimentações) será empregado como corretivo de solo na recuperação de matas ciliares – em parceria com a Fundação Renova, o Instituto Ibio e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) – e como elemento filtrante na implantação de ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) sustentáveis.
Recuperação de nascentes
Outra vertente ambiental do “Caminhos do Vale” é o paralelo compromisso de recuperação de nascentes. Somente em Ipatinga, já foram identificadas e recuperadas 565 nascentes, facilitando e potencializando o Plano Municipal de Gestão das Águas, com repercussões positivas na bacia hidrográfica, como enfatizou o diretor de Coprodutos da Usiminas, Henrique Santos. Em 2017, o programa possibilitou a recuperação de 950 quilômetros de estradas vicinais, 50 quilômetros de vias urbanas, 35 pontes e 935 nascentes.
A força da unidade
“Embora se trate de uma iniciativa efetivamente inovadora, esse amplo sucesso só tem sido possível com a unidade dos municípios em torno de objetivos comuns. Isso demonstra a importância de estarmos juntos nas jornadas que visem o bem-estar da coletividade. E outro aspecto que muito me agrada no programa é a valorização do homem do campo, cidadãos que custam pouco à Nação, nutrem as cidades com os mais variados gêneros alimentícios e quase nunca têm o devido reconhecimento”, destacou o prefeito Sebastião Quintão em seu pronunciamento de abertura do evento, na quinta-feira (15).
Em 2018, o programa “Caminhos do Vale” deverá destinar aos municípios um total de 800 mil toneladas de agregado siderúrgico, transportadas em cerca de 32 mil viagens de caminhões. Estima-se que sejam beneficiadas aproximadamente 1,3 milhão de pessoas.
Os termos de coparticipação já foram assinados pelos prefeitos de Antônio Dias; Braúnas; Bugre; Córrego Novo; Dionísio; Dom Cavati; Governador Valadares; Iapu; Ipaba; Ipatinga; Itanhomi; Jaguaraçu; Joanésia; Malacacheta; Marliéria; Mesquita; Pingo D’Água; São Domingos das Dores; São João do Oriente e Sobrália.