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Ministério Público vai indicar empresa para analisar qualidade do serviço da Cemig em Rio Vermelho

A Cemig terá que pagar uma empresa especializada para realizar estudos técnicos com o objetivo de analisar a qualidade do serviço público prestado por ela em Rio Vermelho.

A medida foi autorizada pela Justiça após liminar apresentada pelo Ministério Público, que irá indicar a empresa que realizará os estudos técnicos na cidade.

De acordo com o MP, há pelo menos uma década tem sido frequente a queda do fornecimento de energia e outras irregularidades cometidas pela Cemig em Rio Vermelho.

Ainda de acordo com órgão, mais de 100 ações foram abertas pelos moradores contra a concessionária de energia nos últimos meses.

O MP aponta ainda que a Cemig não possui posto de atendimento na cidade para receber as reclamações dos consumidores, muitos dos quais têm dificuldade de utilizar as tecnologias atuais, fator que agravaria os abusos à população.

Na ação, o Ministério Público avalia que a ineficiência do serviço é consequência da falta dos investimentos necessários e adequados em novas obras e no aumento das linhas de extensão, na substituição de equipamentos obsoletos e avariados e na manutenção das linhas de transmissão.

Após a apresentação dos resultados dos estudos pela empresa especializada ou caso eles não sejam realizados por eventual inércia da Cemig em custeá-los, serão reapreciados os outros pedidos liminares feitos pelo Ministério Público, como a possibilidade de indenização de danos morais e materiais em R$ 10 mil para cada consumidor que for privado de energia elétrica por período superior a duas horas consecutivas.

Entre outras requisições, o MP pede que seja determinada à Cemig a substituição dos sistemas monofásico ou bifásico pelo sistema trifásico e que a empresa seja condenada a indenização de danos morais coletivos. (G1)

NOTA DA CEMIG

Em nota, a Cemig esclarece que esta decisão foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais em sede de recurso de agravo de instrumento. No mais, a Companhia destaca que a questão está sub judice e que sua defesa foi prontamente apresentada com esclarecimento de todas as questões informadas pelo Ministério Público.

Ainda na nota, a CEMIG destaca que, atualmente, realiza o maior plano de investimentos da sua história, com foco em Minas Gerais: R$ 22,5 bilhões de 2021 a 2025, em especial na geração, transmissão e distribuição de energia. Uma das iniciativas que possibilitará uma grande mudança e trará significativos benefícios para a população mineira é o Programa Minas Trifásico.

A Companhia ampliará em 30 mil quilômetros as redes trifásicas no interior do estado, substituindo, em sua maioria, as redes monofásicas e gerando melhorias para a população, inclusive da zona rural. A empresa informa ainda que, atualmente, a companhia apresenta os melhores índices regulatórios desde a sua fundação. Nunca os clientes tiveram tão poucas interrupções de energia (em tempo e frequência), que são indicadores acompanhados pela Aneel.

Sobre os canais de atendimento, os quase 9 milhões de clientes da companhia podem fazer diversas solicitações por meio do Aplicativo Cemig Atende ou pela Agência Virtual no site da empresa, além de outras possibilidades como nos aplicativos WhatsApp (pelo número 31-3506-1160) e Telegram (digitar @cemigbot na busca).

OBS: Essa matéria foi atualizada às 10h02m do dia 23 de março para a publicação da nota da CEMIG

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