Nessa quarta-feira (9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizou a operação Recover, com o objetivo de recuperar objetos furtados de órgãos públicos em Santa Maria do Suaçuí.
Durante a ação conjunta, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo recuperados televisores, geladeira, botijão de gás, furadeira e outros objetos.
As investigações iniciaram há cerca de dois meses e, segundo apurado, os suspeitos furtavam objetos de instituições públicas e os transportavam em veículos de coautores. Os alvos da operação foram tanto os suspeitos dos furtos quanto da receptação. Dois homens, de 34 e 73 anos, foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos, sendo um deles autuado e liberado, mediante pagamento de fiança, conforme previsão legal, e o outro foi liberado. Outras pessoas também são investigadas por furto, receptação e corrupção de menores.
Levantamentos apontam que o principal suspeito seria um adolescente de 15 anos, que estaria envolvido em mais de 15 atos infracionais análogos a furtos nos últimos meses. Ele seria também o responsável por buscar comparsas para auxiliá-lo a cometer os delitos. De acordo com o delegado Douglas Mota, “a operação Recover faz alusão à recuperação de objetos subtraídos de órgãos públicos. No caso em apuração, a operação foi exitosa, tendo sido recuperados objetos essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos realizados por creches e órgãos de proteção à criança e ao adolescente”.
Ainda de acordo com o delegado, o fato que chama atenção nas investigações é que familiares do adolescente são contemplados diretamente pelos serviços prestados por esses órgãos públicos.
A operação foi realizada pela Delegacia de Polícia Civil em Santa Maria do Suaçuí, com apoio da Delegacia Regional em Guanhães. Ao todo, participaram 10 policiais civis e sete militares. (As informações são da PCMG)