O mês de junho é marcado por duas campanhas de conscientização que se complementam e alertar a sociedade para assuntos pertinentes. O Junho Vermelho em prol da doação de sangue, e o Junho Laranja, para conscientização da anemia e leucemia, doenças que necessitam do apoio dos doadores de sangue e medula óssea.
As duas campanhas abordam um tema muito importante, a doação. Neste momento de crise e isolamento social, que estamos enfrentando devido ao novo coronavírus, falar deste ato nunca foi tão importante. Mais do que nunca, sabemos que uma atitude pode mover o mundo.
E o reflexo da pandemia não está apenas na economia, na paralisação do comercial ou no isolamento social. Nesta nova realidade de “crise na saúde”, os estoques dos bancos de sangue das cidades brasileiras caíram significantemente.
Sabe-se até o momento, que a covid-19 não é transmitida por transfusão sanguínea. Por isso, o ato não coloca o doador em risco. Então se for sair de casa, que seja para fazer uma atitude positiva. Doe.
Conheça mais sobre as campanhas e saiba como ajudar.
Confira:
Junho Vermelho: campanha de conscientização sobre a doação de sangue. Um gesto simples que salva até quatro vidas, em apenas uma doação.
No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data definida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos.
Por isso, o mês foi escolhido para simbolizar a campanha.
Junho Amarelo: campanha de conscientização sobre a anemia e aleucemia.
A anemia representa a diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue. Já a Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos e sua origem está na medula óssea.
Ambas precisam da doação para que os acometidos pela doença, tenham mais chances de se recuperarem.
Faça a sua parte, você pode salvar vidas, basta doar. Procure o hemocentro mais próximo de sua casa e doe sangue e medula óssea.