Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Cade vai investigar possíveis infrações econômicas decorrentes da greve dos caminhoneiros

, ,

Segundo o órgão, investigação vai envolver atos que possam ter prejudicado a livre concorrência. Greve chega ao quinto dia de estradas bloqueadas por causa da manifestação dos caminhoneiros.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu nesta sexta-feira (25) processo para apurar “possíveis infrações econômicas” decorrentes da paralisação dos caminhoneiros. Segundo o Cade, essas infrações envolvem todos os atos que possam prejudicar a livre concorrência e a livre iniciativa.

Desde o início da semana os caminhoneiros de todo o país têm feito protestos nas estradas contra o aumento no preço do diesel. Com a paralisação, postos têm ficado sem gasolina, diversos produtos não estão chegando aos supermercados e falta querosene em aeroportos, por exemplo.

Em nota, o Cade informou ainda que também são consideradas infrações econômicas a destruição e inutilização de matérias-primas, produtos intermediários ou acabados.

Uma possível condenação pode levar a uma multa de 0,1% a 20% do valor do faturamento bruto da empresa e, no caso de pessoas físicas, a multa vai de R$ 50 mil a R$ 2 bilhões.

Também nesta sexta, o presidente Michel Temer informou, durante pronunciamento no Palácio do Planalto, que acionou forças federais para desbloquear estradas, ocupadas pelos caminhoneiros em greve.

Temer optou por acionar as forças federais depois de se reunir com ministros para uma “avaliação de segurança” no país, já que a greve dos caminhoneiros continuou, apesar do acordo firmado entre governo e representantes da categoria na noite de quinta (24).

Mais
Notícias