Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 16 segundos em 2017, maior índice em 3 anos, diz Serasa

, ,

Segundo indicador da Serasa Experian, foram 1,96 milhão de tentativas de golpe registradas no ano passado, alta de 8,2% ante 2016.
O Brasil registrou em 2017 1,96 milhão de tentativas de fraude (ou uma a cada 16 segundos), o maior índice em três anos, segundo dados da Serasa Experian. O número representa ainda alta de 8,2% em relação a 2016.
Em dezembro, foram registradas 150,48 mil tentativas de golpe, queda de 5,5% ante igual mês do ano anterior e de 3,8% frente a novembro.
De acordo com a Serasa, o reaquecimento do mercado de crédito pode ter motivado a alta nas tentativas de fraude no ano. “É possível que os golpistas estejam mais incentivados a aplicar fraudes, já que momentos de maior fluxo de pessoas podem ser considerado como ambiente propício pelos fraudadores”, diz em nota Luiz Rabi, economista da empresa.
A demanda dos consumidores por empréstimos cresceu 4,9% em 2017, maior resultado dos últimos seis anos e o quarto maior desde 2008, quando a Serasa iniciou sua série histórica.
Setores mais visados
O principal alvo dos fraudadores no ano passado foi o setor de telefonia, com 716,86 mil tentativas, 36,5% do total. Nesse segmento, os criminosos usam dados de consumidores para abrir contas de celulares e comprar aparelhos, por exemplo.
Os golpes nesse segmento, quando bem-sucedidos, são uma “porta de entrada” para fraudes maiores em outros segmentos da economia, segundo a Serasa.
“Os golpistas costumam comprar telefones para ganharem um comprovante de residência e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas”, explica Rabi em nota.
O segundo setor mais visado pelos fraudadores foi o de serviços, no qual foram identificadas 628,24 mil tentativas de fraude em 2017, ou 32% do total. Em terceiro lugar vêm os bancos e as financeiras, com 462,77 mil tentativas de fraude, ou 23,6%. O varejo aparece na sequência, com 125,25 mil tentativas de fraude e participação de 6,4% no total. Os demais segmentos da economia correspondem a 1,5%.
Folia sem fraude
A Serasa alerta que a perda de um documento pessoal dobra a probabilidade de uma pessoa ser vítima de uma fraude. Por isso, é recomendada atenção durante o período do carnaval.
Caso a perda aconteça, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência o mais rápido possível.
A Serasa também disponibiliza um sistema de alerta gratuito para esses casos em seu portal, basta se cadastrar. O serviço comunica as empresas que consultam seus produtos do roubo ou extravio dos documentos, evitando a fraude.
O indicador de tentativas de fraude da Serasa é calculado multiplicando-se a quantidade de CPFs consultados por um índice de probabilidade de fraude estimado pela empresa.

Mais
Notícias