Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Aplicativo vai emitir alertas de tempestades em Minas Gerais

, ,

O cidadão conseguirá visualizar, em caso de tragédias, informações de campanhas de arrecadação e distribuição de ítens para regiões afetadas por desastres
Um aplicativo de celular lançado nesta quinta-feira (1) pelo governo do Estado irá emitir alertas de tempestades, deslizamentos de terra e rompimento de barragens aos mineiros. Os avisos meteorológicos serão enviados por equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG).
Além das notificações, o cidadão conseguirá visualizar, em caso de tragédias, informações de campanhas de arrecadação e distribuição de ítens para regiões afetadas por desastres. A cerimônia de lançamento aconteceu durante a entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil.
O aplicativo já está disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android com o nome Sipdec-MG (Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais). É necessário que o usuário se cadastre, apontando qual a sua localidade mais próxima.
Segundo o Coronel Fernando Arantes, coordenador estadual da Defesa Civil, aplicativo vem para minimizar boatos nas redes sociais. “A grande motivação desse aplicativo é para que a gente possa dar credibilidade nas informações. Hoje somos vítimas de notícias falsas que, muitas das vezes, geram um determinado pânico”, afirmou.
Os avisos meteorológicos e os alertas serão enviados pelas equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que monitoram diariamente as situações de risco em todas as regiões do Estado. Já as informações de como ajudar, locais de entrega de donativos e campanhas de mobilização serão disponibilizadas pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).
O aplicativo foi desenvolvido pela Polícia Militar com o apoio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).
O aplicativo, contudo, vai começar com os avisos meteorológicos, mas depende da iniciativa privada para que os alertas de rompimento das barragens aconteça. “Nesse primeiro momento, nós estamos concentrando as informações de avisos meteorológicos. Aos poucos vamos potencializando essa rede. Vamos ter um seminário no final do mês e vamos chamar as empresas, as mineradoras, todos os segmentos que têm interesse na difusão rápida de informação”, afirmou.
De acordo com o último levantamento da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), disponibilizado em 2016, Minas Gerais tem 738 barragens cadastradas. Delas, 15 não apresentavam estabilidade até a conclusão do relatório e outras 21 ainda não haviam concluído o relatório de estabilidade por falta de dados ou documentos técnicos.
Questionado sobre a possível falta de internet em determinadas regiões do Estado, principalmente rurais, o que poderia dificultar a chegada do aplicativo, o coronel afirmou que outras plataformas podem ajudar. “Já temos as mensagens via SMS, os municípios já têm estratégias junto ao WhatsApp e outras redes sociais. É para ter essa cobertura. Em caso de falta de internet, vai por SMS, por telefone. O importante é comunicar com a veracidade que a população precisa”, explicou.

Mais
Notícias