MPMG promove palestras sobre violência de gênero em escolas estaduais de municípios da comarca de Guanhães

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio das Promotorias de Justiça de Guanhães, promoveu nesta quinta-feira, 22 de agosto, ação educacional nas escolas estaduais Professora Cima Simões Fonseca, no município de Senhora do Porto, Odilon Behrens e Altivo Coelho, ambas em Guanhães.

As palestras, com o tema “Maria da Penha vai à Escola”, destinadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, foram feitas pelos promotores de Justiça Renata Valladão e Luciano Sotero.

Falando a um público formado, na sua maioria, por adolescentes, a promotora de Justiça Renata Valladão, da 1ª Promotoria de Guanhães, destacou temas como relacionamento abusivo entre os jovens, pornografia de revanche na internet, com foco na manifestação da violência de gênero, e desigualdades sociais baseadas no gênero. Ela apresentou também dados do Diagnóstico da Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres nas Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas Gerais, destacando a realidade da região, bem como abordou questões teóricas e práticas da Lei Maria da Penha.

A iniciativa faz parte do projeto “Justiça pela Paz em Casa”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com apoio do MPMG, destinado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento em Guanhães, idealizado pela juíza da 2ª Vara da Comarca, Aline Damasceno, segue até 29 de agosto, e tem na programação palestras, oficinas e rodas de conversas entre mulheres.

Ministério Público de Minas Gerais.