Desde dezembro do ano passado, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida em Minas Gerais. Repaginado, o documento tem um QR Code – espécie de código de barras – que permite saber a atual situação da carteira, além do número do número do CPF como a principal identificação do cidadão. Com isso, o RG perde a relevância. Só neste ano, foram 844.792 emissões do documento.
A nova Carteira de Identidade Nacional pode ser adquirida em qualquer instituto de identificação do estado, tanto da própria Polícia Civil, como também de prefeituras e de câmaras municipais. Vale lembrar que todo cidadão deverá solicitá-la e tem até fevereiro de 2032 para realizar o processo.
Para solicitar a nova identidade, a pessoa deve agendar um horário no site ou app do Governo de Minas Gerais e ir até o instituto de identificação mais próximo. É necessário apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de mudança de nome após o casamento, além de algum documento que comprove o número do CPF.
Atenção! Não é mais necessário levar foto para a emissão da identidade. Uma nova fotografia é tirada na hora, pela própria equipe do posto de identificação. Depois disso, a nova identidade chega em casa no endereço informado.
De acordo com a Polícia Civil, é falsa a informação de que a gratuidade para emissão da primeira via do documento é garantida apenas para o ano de 2024