Após viralizar um vídeo mostrando um suposto golpe no pagamento do IPVA em Minas Gerais, o Governo do Estado negou que a fraude esteja sendo aplicada neste ano.
O vídeo em questão mostra o pagamento sendo feito por meio de um site falso da Secretaria de Estado de Fazenda. Os passos são feitos de forma semelhante ao original e até o site é marcado como “seguro” pelo navegador. Mas, ao finalizar o pagamento, aparece uma opção para que ele seja feito via pix, com um suposto desconto.
Em nota, a pasta voltou a confirmar que o golpe não está sendo aplicado neste ano e que o vídeo é de 2023. De acordo com a SEF–MG, no último ano, cerca de 300 manifestações de cidadãos denunciando golpes foram recebidas. Naquela ocasião, os registros foram encaminhados à Polícia Civil e ao Ministério Público, que conseguiram a retirada dos sites do ar.
O pagamento – em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes – deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento dos bancos autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Mais BB e Santander) e casas lotéricas bastando informar o número do Renavam.
O IPVA pode ser pago via Pix, bastando ao contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs).
Para gerar o QR Code, o contribuinte deve acessar www.fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA.
Apesar de os valores estarem disponíveis para consulta, só será possível pagar o imposto a partir de primeiro de janeiro.
Os motoristas devem ficar atentos à data de vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo, no valor de R$ 39,36. O tributo deve ser pago até 31 de março de 2024, independentemente da placa do veículo.
Assim como o IPVA, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo também pode ser paga via Pix ou diretamente nos terminais de autoatendimento, ou guichês dos agentes arrecadadores, bastando informar o número do Renavam.