As oito famílias que tiveram que deixar suas casas após o vazamento em uma barragem-tanque na zona rural de Serro, no dia 26 de junho, foram autorizadas a retornar neste domingo (4).
As infiltrações começaram no dia 24. A água estava vazando por um paredão de pedras da barragem, localizada em uma área particular. Para diminuir a pressão sobre o barramento, a Defesa Civil Estadual decidiu baixar o nível da água, e duas bombas de sucção foram instaladas. Na última sexta-feira (2), as infiltrações cessaram.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a barragem continuou sendo monitorada durante o fim de semana, e o nível de água permanece sob controle após a abertura do extravasor. Na avaliação do órgão, a gestão do risco da situação foi “bem-sucedida”.
A equipe da Defesa Civil, que permaneceu em Serro desde o dia 26 de junho, foi desmobilizada e retornou a Belo Horizonte. Segundo o órgão, “a partir de agora, seguem as tratativas do município com o proprietário para continuar mantendo a estrutura segura”. (Fonte: G1)