Vinte e duas cidades de Minas Gerais estão entre os 521 municípios brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro.
Os locais compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. As cidades mineiras que irão aplicar a vacina são: Antônio Dias, Belo Horizonte, Belo Vale, Caeté, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Jaboticatubas, Jaguaraçu, Marliéria, Moeda, Nova Lima, Nova União, Pingo-d’Água, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Santa Maria de Itabira, Taquaraçu de Minas e Timóteo.
As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos. A lista completa pode ser acessada no gov.br/saude.
A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.
A Secretaria de Estado de Saúde confirmou a segunda morte por dengue em Minas Gerais neste ano. A vítima é uma idosa que morava na cidade de Araguari, cidade do Triângulo Mineiro.