HIC: Após mediação do MPMG, chega ao fim a paralisação

Mediação Sanitária

Após Mediação Sanitária, ação institucional do Ministério Público de Minas Gerais, MPMG, as paralisações dos profissionais da saúde no Hospital Imaculada Conceição chegaram ao fim nesta quarta-feira, 15/08.

A decisão foi tomada após reunião na tarde de terça-feira (14), com a presença do diretor do hospital, Leonardo Seixas, do corpo clínico, da Secretária Municipal de Saúde, Rejane Guimarães; da Coordenadora da Atenção Básica, Claudiana Azevedo e do Secretário de Saúde de Virginópolis, Sormany Magalhães Leão e mediada pelo promotor Dr. Luciano Sotero.

Outra reunião para a mediação já havia ocorrido no dia 26/07/2018, onde as partes chegaram a um acordo para garantir os atendimentos na instituição. Os médicos, paralisados desde o dia 21/07, garantiram o cumprimento das escalas de plantão de urgência e emergência nas especialidades, a administração realizaria uma prestação de contas e o MPMG pediria à Secretaria Estadual de Saúde uma auditoria no Hospital.

As mediações sanitárias são ações institucionais criadas pelo MPMG, para a resolução dos principais problemas coletivos de saúde, com o protagonismo do MP, intermediando a construção de espaços democráticos, compartilhados, com respeito aos diversos saberes, reduzindo tensão e confrontos entre as partes, resultando na construção de políticas públicas de saúde universais, integrais e igualitárias.

Desde as 7h da manhã de quarta-feira, 15/08, todos os profissionais que estavam em paralisação retornaram normalmente às escalas de atendimento.

Notícias Relacionadas