Segundo a Defesa Civil, 30 residências foram atingidas pela água que transbordou de dois córregos que cortam a cidade.
Um temporal atingiu a cidade de Virgolândia na noite dessa quinta-feira (21). A Defesa Civil informou que em três horas, choveu 122 milímetros. O volume é quase o dobro do esperado para o dia, previsto no alerta laranja do INMET divulgado horas antes do mesmo dia.
O comunicado informava que poderia chover de 70 a 77 milímetros. Com base no alerta, a Defesa Civil, no início da tarde, orientou aos moradores que vivem próximo aos córregos que cortam o município a deixarem os imóveis.
Durante o temporal, o ribeirão Palmital, o principal segundo a Defesa Civil, transbordou, inundando várias ruas da região central da cidade. Trinta casas foram atingidas e carros ficaram submersos.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram que a água chegou a ultrapassar um metro de altura dentro dos imóveis.
A Defesa Civil informou também que, na manhã desta sexta-feira (22), os moradores que precisaram sair já retornaram aos imóveis e iniciaram a limpeza das casas.
Para muitos moradores, foi inevitável a lembrança de onze anos atrás, quando uma chuva intensa provocou inundações e muitos prejuízos na cidade. Na época, 600 pessoas ficaram desalojadas e cerca de 50 pessoas perderam tudo.
Mas, ao contrário de dezembro de 2013, quando três pessoas morreram por causa do temporal, desta vez, ninguém ficou ferido. Também não houve desabrigados ou desalojados.
Assim que a chuva diminuiu, comerciantes foram para as lojas e mercearias atingidas para começar a fazer a limpeza, com a retirada da lama que ficou para trás.