Com objetivo de interligar atrativos naturais e históricos, manifestações culturais e folclóricas, além de eventos artísticos, esportivos e de aventura em Minas Gerais, a Anglo American e diversas prefeituras municipais formalizaram no dia 13 de dezembro um compromisso para o desenvolvimento de um corredor turístico que ligará o município de Lagoa Santa até Diamantina.
Além dessas duas cidades, fazem parte da iniciativa Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Santana do Riacho e Serro.
Assinado no escritório da mineradora, em Conceição do Mato Dentro, na presença de representantes públicos, o protocolo de intenções visa criar uma identidade turística em comum dentro de uma extensão de cerca de 250 km da MG-010 e da LMG-735, a partir da conexão de um eixo principal de transporte que abriga a Serra do Espinhaço.
A possibilidade de criação desse corredor surgiu de um estudo elaborado pela Anglo American, em 2020, contemplado em seu Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo, no qual o turismo foi identificado e confirmado pelos principais públicos de interesse locais como um setor prioritário para a diversificação econômica da região.
Com a assinatura desse acordo, serão realizados trabalhos de potencialização do turismo regional, com o desenvolvimento de políticas públicas e parcerias com o setor privado voltadas para o fortalecimento dessa cadeia de valor.