Nesta terça-feira (25/09), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou o projeto Chame a Frida no município de Santa Maria do Suaçuí, no Leste do estado. A ferramenta realiza atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar por meio do aplicativo WhatsApp, facilitando a comunicação com a PCMG.
Com a implantação do projeto, a Delegacia de Polícia em Santa Maria do Suaçuí agora possui um número exclusivo para o atendimento das vítimas: (33) 98419-1511. “As mulheres poderão enviar mensagens instantâneas, relatar casos de agressão, agendar atendimentos e tirar dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, tornando o acesso à justiça mais rápido e eficiente”, destacou a delegada Ingrid Priotto ao explicar sobre a assistente virtual Frida.
Ainda de acordo com Priotto, a Frida não só agiliza o atendimento, mas também se configura como uma ferramenta essencial de prevenção contra a violência doméstica. “Ela amplia a proteção às vítimas e reforça o compromisso da Polícia Civil em enfrentar crimes dessa natureza”, enfatizou.
O evento de lançamento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o chefe do 8° Departamento da Polícia Civil de Governador Valadares, delegado-geral Vinicius Sampaio Costa; o delegado regional em Guanhães, Ulisses Dias de Sousa Filho; e o juiz da Comarca de Santa Maria do Suaçuí, Estevão Augusto Queiroga de Pinho. Representantes do Executivo Municipal e da sociedade civil também participaram da solenidade. As informações são da PCMG.