Dois idosos, de 63 e 92 anos, foram presos suspeitos de comércio de pólvora nas cidades de Virgolândia e São José da Safira. O caso ocorreu nessa terça-feira (31 de outubro).
De acordo com a Polícia Militar (PM), os militares faziam uma operação na LMG-744, próximo ao município de Nacip Raydan, quando abordaram o idoso de 92 anos. Ao receber a ordem de parada, o homem teria demonstrado resistência e nervosismo. Diante da atitude suspeita, os militares fizeram vistoria no carro e localizaram uma sacola contendo 40 frascos de pólvora e 15 recipientes com espoletas – usados para recarregar cartuchos de arma de fogo.
Questionado, o homem contou que havia comprado o material em uma mercearia em Virgolândia para revender em sua mercearia na cidade onde mora, São José da Safira. Ele afirmou ainda que pagou cerca de R$ 850 no material.
Diante do relato, os militares foram até a mercearia indicada e abordaram o dono do local, de 63 anos. No estabelecimento, os agentes localizaram 197 recipientes de pólvora, que estavam escondidos em meio a serragem. Os policiais apreenderam ainda 2 revólveres calibre .32, uma espingarda escopeta cartucheira calibre 28, 141 cartuchos calibre .32, além de outros cartuchos de diferentes calibres.
Aos militares o idoso contou que vende a pólvora por R$2,50 a unidade e acessórios para recarregar cartuchos de armas, mas negou que comercializa armas de fogo. Segundo ele, as munições encontradas são de uso pessoal. Questionado, ele afirmou que não tem autorização para vender os materiais e alegou que comercializa os ilícitos a pouco tempo.
Os idosos foram presos em flagrante e encaminhados para a delegacia de Polícia Civil (PC). O suspeito de 92 anos também foi autuado por dirigir sem carteira de habilitação. (Com informações do portal O Tempo)