Com o objetivo de destacar a importância no negro na sociedade e as favelas que compõem a arquitetura nas cidades brasileiras, além de trazer conhecimento histórico da ancestralidade africana, por meio dos desenhos realistas, o artista plástico Eduardo Carvalho – que já foi premiado em Dubai, Escócia e Londres – chega à cidade de Materlândia e Coluna.
Em Materlândia, a exposição fica em cartaz por 30 dias, do dia 20 de fevereiro a 20 de março, no antigo CRAS, localizado na rua Galdino Alves, 196 – Centro. Já em Coluna, a exposição fica do dia 22 de fevereiro a 22 de março, no Prédio Tecpop, antiga Câmara Municipal, na Rua Benjamin Constant, 11, Centro de Coluna. A entrada é totalmente gratuita.
A exposição “A Cultura e suas Peculiaridades”, que recebeu o prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021, leva uma reflexão sobre a realidade e história brasileira que nos permite afirmar que o Brasil é o país das grandes contradições. Os trabalhos de Eduardo Carvalho são inspirados em fotografias. O artista tem como objetivos a linguagem literária da vida, trazendo ao público a admiração, contemplação e reflexão sobre temas de impacto social.
A obra hiper-realista “Olhar Africano”, de Eduardo Carvalho, é a obra principal da exposição. Eduardo abrasileirou seus traços e nos faz refletir para além da nossa história. “Todos os desenhos demonstram o estilo realista e hiper-realista, com grande apelo às questões sociais e do cotidiano. Temos uma história rica em contradições, que se traduziram em nossos espaços urbanos. A força de nossa cultura vem de nossa diversidade. Somos um povo do degredo, da fuga e do desterro em nossa própria terra”, destaca o artista Eduardo.
CURRÍCULO
O talentoso artista Eduardo Carvalho é um exemplo vivo de como a arte transforma vidas. Nascido em Minas Gerais, em 1992, sua trajetória é um conto de superação. De trabalhador rural e padeiro a professor, universitário e artista reconhecido internacionalmente, Eduardo nos mostra a importância da perseverança e do sonho.
Ele começou em atividades simples, em sua pequena cidade natal, mas sua paixão pela arte nunca cessou. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), seu talento foi descoberto e admirado. Ilustrou a capa do “X Livro de Poemas e Poesia”, ponto de virada.
Ao longo dos anos, Eduardo Carvalho se dedicou ao desenvolvimento de sua arte, destacando-se em desenhos hiper-realistas. Recebeu o prestigioso prêmio da FUNARTE em 2019, reconhecendo seu excepcional talento.
Internacionalmente, conquistou a medalha de ouro em Dubai, 2022, e foi nomeado melhor artista em Londres e Escócia, 2023. A história do artista Eduardo Carvalho inspira quem busca sucesso através do trabalho. (Fonte: Diário do Rio Doce)