Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Entra em vigor lei que torna a Estrada Real monumento nacional

Desde 1999, quando foi criado o Instituto Estrada Real, a data — 19 de outubro de 2023 — pode ser considerada uma das mais importantes para a rota turística brasileira conhecida como Estrada Real. Isso porque foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a lei 14.968/2023, que tornou o caminho dos tropeiros em monumento nacional.

A iniciativa oficializa o sonho de grandes idealistas que acreditaram no projeto desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A Estrada Real é a maior rota turística do País. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. É dividida em Caminho Novo e Caminho Velho, além da Rota dos Diamantes.

A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real

Histórias e memórias permeiam cada canto do trajeto. Mas, além de sua rica bagagem cultural, os caminhos dessa estrada abrigam alguns dos cenários mais belos do Brasil, entre eles a Serra do Espinhaço, a Serra da Piedade e a Serra dos Órgãos.

Daqui para a frente será outra história. Conhecida também em lei, a rota terá grande visibilidade e por ela surgirão novos jornalistas, escritores, poetas e artistas de todas as naturezas e, como consequência, a exploração turística com grande campo aberto.

Dentre os distritos e municípios integrantes da Estrada Real estão: Alvorada de Minas, Carmésia, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Milho Verde, Morro do Pilar, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Santo Antônio do Rio Abaixo, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas, Serro.

Mais
Notícias