A diocese de Guanhães comemorou nesta terça-feira, 1º de maio, 32 anos de sua instalação. As festividades começaram com a acolhida às caravanas no pátio da Igreja Catedral, de onde os fiéis saíram, juntamente com alguns padres e diáconos, para uma caminhada pelo centro da cidade, retornando à Catedral para a Celebração Eucarística.
Presidida pelo bispo diocesano dom Jeremias Antônio de Jesus, a celebração teve a participação de centenas de pessoas, além de diversos diáconos, seminaristas, religiosos, leigos, leigas e padres da diocese de Guanhães e da Arquidiocese de Diamantina. À tarde, as festividades seguiram com animação, apresentação de moda de viola, apresentação teatral, Consagração à Nossa Senhora e Benção do Santíssimo Sacramento.
História
A diocese foi criada em 18 de dezembro de 1985, pelo papa João Paulo II, através da bula Recte Quidem, sendo instalada solenemente em 1º de maio de 1986 pelo Senhor Núncio Apostólico, Dom Carlo Furno, que deu posse ao primeiro bispo: Dom Antônio Felippe da Cunha, que, durante a sua gestão, ordenou nove padres para a Diocese.
Em 1991, quando a Diocese completou cinco anos de caminhada pastoral, dom Felippe promulgou um “Ano Jubilar”, quando foi realizado um tempo de intensas atividades missionárias em todas as paróquias da Diocese. Em 1993, foi realizada a Primeira Assembleia Diocesana de Pastoral, em Guanhães. Essa Assembleia teve como fase preparatória a realização de Assembleias nas Comunidades rurais e urbanas de todas as paróquias da Diocese.
Alegando motivos de saúde, dom Felippe apresentou ao Santo Padre João Paulo II, pedido de renúncia, sendo este tornado público durante reunião do Clero no dia 8 de fevereiro de 1995. Faltando alguns dias para completar um mês de sua renúncia ao governo da Diocese, dom Felippe falece subitamente, em Belo Horizonte, no dia 5 de março de 1995, vítima de uma parada cardíaca.
Padre Saint-Clair Ferreira Filho assumiu a Diocese como administrador Diocesano após a morte de dom Felipe. Ele ficou á frete da Diocese de 5 de março de 1995 até 16 de junho do mesmo ano. Dom José Gonçalves Heleno ficou sendo Administrador Apostólico, de 19 de julho de 1995 até 17 de maio de 1998. Nesta data, dom Emanuel Messias de Oliveira tomou posse da diocese. No dia 16 de fevereiro de 2011 ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI para assumir a Diocese de Caratinga.
Com a ida de dom Emanuel para Caratinga, os membros do Colégio de Consultores elegeram o padre Marcello Romano, na época vigário geral, como administrador diocesano. Ele exerceu essa função de 20 de maio de 2011 até 19 de agosto de 2012. No mesmo ano, em 13 de junho, o religioso foi nomeado bispo para a diocese de Araçuaí.
No dia 10 de maio de 2012, Dom Jeremias Antonio de Jesus foi nomeado como o novo bispo para a Diocese. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 4 de agosto, em Atibaia (SP), e sua posse aconteceu no dia 19 de agosto. Dom Jeremias administra a diocese atualmente.
Confira várias fotos da celebração do aniversário da diocese nesta terça-feira em nosso Facebook:
https://www.facebook.com/fmvidanova