Dom Darci preside Celebração Eucarística e inicia missão de Administrador Apostólico da Diocese

Uma multidão de fiéis esteve presente à Catedral São Miguel.

O Arcebispo Metropolitano de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, C.SS.R., deu início aos trabalhos como Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães.

Diante do Colégio de Consultores e do Clero de Guanhães, padres da Arquidiocese de Diamantina, autoridades da região e de uma multidão de fiéis, Dom Darci presidiu a Celebração Eucarística que teve início às 19h na Catedral São Miguel em Guanhães.

Pe. Itamar, 90 anos, recebe uma justa homenagem durante a Celebração.

Durante a celebração, Dom Darci revelou o pedido do Pe. Itamar José Pereira, de 90 anos, de retornar à Diocese de Araçuaí, para o seu merecido descanso. O presbítero foi homenageado e recebeu a gratidão de todo o clero e fiéis presentes, por todo o trabalho realizado em nome da Evangelização na Diocese de Guanhães e, em seguida, Dom Marcello Romano, bispo daquela Diocese, agradeceu à Igreja de Guanhães por ter acolhido aqui o Pe. Itamar.

Ao final da Celebração, os fiéis, membros de pastorais e grupos religiosos mostraram faixas, cartazes e entregaram presentes ao novo Administrador Apostólico.

O Arcebispo deverá ficar no cargo até que um novo bispo seja nomeado e tome posse.

Nascido em 1º de maio de 1959, em Jacutinga (MG), Dom Darci José optou pela vida religiosa redentorista aos 13 anos de idade. Fez o Ensino Médio no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), e foi ordenado padre em sua cidade natal. Logo depois, foi para Roma e cursou Teologia Dogmática no Pontifício Ateneu Santo Anselmo. De volta ao Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo.

De 1997 a 2005, trabalhou como ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida. Em 1999, idealizou a Campanha dos Devotos. Em 2005, retornou a Roma na função de Reitor da Casa Geral da Congregação do Santíssimo Redentor e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ali permanecendo por três anos.

Em dezembro de 2008, foi nomeado reitor do Santuário Nacional. No dia 14 de novembro de 2012, o Papa Bento XVI nomeou-o Bispo Auxiliar de Aparecida. Em abril de 2015, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. No dia 9 de março de 2016, foi eleito Arcebispo de Diamantina (MG) e tomou posse no dia 22 de maio do mesmo ano, na Catedral de Santo Antônio.

Sobre Dom Darci José Nicioli, Portal A12.

Mais notícias