Diocese de Guanhães dá adeus à Padre Saint-Clair

Foi com muita comoção que foi sepultado sábado, 08/09, em Coluna, sua terra natal, o padre Saint-Clair Ferreira Filho. Ele faleceu na madrugada de sábado, quando lutava, há cerca de um ano e meio contra um câncer. Antes do sepultamento, amigos e companheiros de sacerdócio participaram de três missas com corpo presente, em Guanhães, São João Evangelista e Coluna, para se despedirem do eterno amigo. Também devido ao falecimento de Saint-Clair, o município de Guanhães decretou luto oficial de três dias, a contar de sábado.

Padre Saint-Clair nasceu em Coluna em 31 de outubro de 1955. Foi Ordenado em 15 de julho de 1989, também em Coluna. Em 1990 ele assumiu a paróquia São Miguel e Almas, em Guanhães, sendo, logo após, vigário paroquial em São Pedro do Suaçuí e administrador paroquial de São José da Safira. Em 1995 foi administrador paroquial de Joanésia.

Em 24 de dezembro de 1998 foi nomeado vigário geral por Dom Emanuel Messias de Oliveira. Em 2003 foi pároco das paróquias Santa Maria Eterna, de Santa Maria do Suaçuí, e Nossa Senhora do Carmo, de Virginópolis. Voltou para ser pároco da paróquia São Miguel e Almas em 2005 e, ainda neste ano, foi administrador paroquial em Divinolândia de Minas. A partir de 2014 se tornou o pároco da cidade de São João Evangelista. Atualmente ele estava como chanceler da Cúria.

Apaixonado pela comunicação, em agosto de 1996 se reuniu com outros padres e adquiriu a Rádio Guanhães FM, alterando seu nome fantasia para Rádio Vida Nova FM, colocando-a a serviço da diocese de Guanhães e assumindo, desde então, a direção geral da emissora. Tido como padre referência da Diocese, outro grande feito seu foi a realização do Festival da Música Cristã, evento que começou em 2012 e teve a sua sétima edição sendo realizada este ano.

Mensagem de Dom Darci José Nicioli, Arcebispo Metropolitano de Diamantina e Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães

Caríssimos padres, familiares do Padre Saint-Clair e amado Povo de Deus da Diocese de Guanhães, minha saudação em Cristo ressuscitado.

Nosso irmão na Fé e no sacerdócio, Padre Saint-Clair, repousou em Deus. Após longa enfermidade, dando-nos grande exemplo de resignação, retornou à Casa do Pai nas primeiras horas deste dia.

Combateu o bom combate e perseverou! Agora, ele repousa nos braços do Senhor que o amou e escolheu para si como seu ministro!

Estejamos todos juntou nesta hora, como família Presbiteral, para fazer do Padre Saint-Clair uma oferenda agradável a Deus e manifestar nossa Fé na ressurreição: o Senhor no-lo deu, o Senhor no-lo tirou… Bendito seja o nome do Senhor!

Estando eu distante e impossibilitado de participar das exéquias, uno-me a todos em oração. Meu abraço e minha benção a todos, especialmente aos familiares!
Descanse em paz Padre Saint-Clair, seja intercessor por nós e pela nossa querida Igreja de Guanhães junto ao Pai do céu!

Que assim seja, amém!

+ Dom Darci José Nicioli, CSsR – Administrador Apostólico da Diocese de Guanhães

Mensagem de Dom Jeremias Antonio de Jesus, Bispo emérito da Diocese de Guanhães

Irmãos e irmãs em Cristo!
Saudações!
No dia que Igreja celebra a Festa da Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria o Bom Deus chamou para junto de Si o Pe Saint-Clair, filho dileto desta Diocese. Agradecemos pela sua vida e pelo seu ministério, pela dedicação e pela força com que amou a Igreja e a Diocese de Guanhães.
Entre tantos que conviveram com ele também sou testemunha deste amor e dedicação.
Quis a Providência que a sua Páscoa fosse no dia do nascimento da Mãe de Jesus e nossa Mãe também!
Todo sacerdote é filho predileto de Nossa Senhora.
Que a Mãe de Deus com os anjos e santos o conduzam à morada eterna!
Obrigado, Pe Saint-Clair!
Posso dizer que juntos partilhamos alegrias e tristezas, decepções e esperanças, desafios e preocupações frente às demandas da Diocese. Que o Bom Deus lhe recompense por todo bem que praticou. Receba a coroa da vitória por ter combatido o bom combate da fé e pela sinceridade e autenticidade de suas palavras.
Meus sentimentos sempre sinceros e paterno aos padres e diáconos, seminaristas e vocacionados, religiosas e consagradas, leigos e leigas, familiares, parentes e amigos, e ao povo da Diocese de Guanhães.
Meu carinho, apreço e orações!
Deus abençoe a todos!
Em Cristo Jesus,

Dom Jeremias Antonio de Jesus – Bispo emérito de Guanhães

Mensagem de Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo da Diocese de Caratinga

Caratinga, 08 de setembrode 2018.

Saudações fraternas,

Em nome da Diocese de Caratinga e de meu Clero, agradeço a Deus pela vida e apostolado do Pe SaintClair. Foi meu Vigário Geral e uma presença incontestável na Reforma da Catedral. Amou a Diocese de Guanhaes profundamente. Agradeço de coraçao todo o bem que ele fez em prol do nosso povo aí em Guanhaes. Que o nosso Deus, rico em misericordia, o acolha no Santuário Celeste e de lá interceda por todos nós. Meus profundos sentimentos aos seu familiares e seus colegas de presbitério.

Dom Emanuel Messias de Oliveira – Bispo Diocesano de Caratinga

Mensagem da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Diamantina

Por Ronny Barroso
Com informações da Cúria Diocesana

Notícias Relacionadas