Chuvas causam enchentes e mortes em Dores de Guanhães

A grande quantidade de chuva e as enchentes têm sido um problema em muitas cidades mineiras, e umas delas é a cidade de Dores de Guanhães, que também tem sofrido com deslizamentos.

Até o momento, segundo a Polícia Militar (PM), sete vítimas foram levadas para o hospital de Guanhães, sendo três estáveis e quatro em estado grave, das quais duas foram transferidas para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Até agora, um corpo identificado como Agnaldo Batista de Araújo, 44 anos, foi retirado dos escombros de uma casa. Outra vítima é Manoel Gonçalves Moreira, de 53 anos, que está soterrado.

Não há desabrigados ou desalojados sob cuidados do município em ginásios ou escolas, motivo pelo qual não há números oficiais a respeito. Contudo, sabe-se que existem desabrigados e desalojados, os quais foram acolhidos em casas de amigos e parentes por se tratar de cidade pequena.

A MG 232, que dá acesso à cidade, contém vários pontos com quedas de barreiras, muitas consideráveis, a quais foram removidas parcialmente para passagem de um veículo por vez.

De acordo com a PM, um dos deslizamentos atingiu o pátio do setor de transportes da prefeitura, soterrando toda a frota, motivo pelo qual o município ficou sem poder de resposta. Os resgates das vítimas ocorreram por ambulâncias da cidade de Guanhães, sendo ainda recebido apoio de Rio Vermelho, Virginópolis e Senhora do Porto, com ambulâncias e máquinas retroescavadeiras.

Ainda segundo a PM, por volta das 3h chegou à cidade mais uma equipe de Bombeiros de Valadares, especializada no resgate em desabamentos, totalizando oito militares do CBMMG. (Com informações da PMMG e foto do Diário do Rio Doce – DRD)

NOTA

Em nota, o município de Guanhães se solidarizou à Dores de Guanhães.

“Em contato com o Município de Dores de Guanhães, a Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, apurou que a necessidade neste momento dos cidadãos dorenses é de cobertores, colchões e água e está realizando uma ação solidária para a doação.

Ainda no domingo, a Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães enviou ambulâncias com enfermeiro e materiais de primeiros socorros para o socorro aos atingidos. A Defesa Civil de Guanhães está em auxílio no local. O SAAE Guanhães está providenciando o envio de água potável para suprir a necessidade emergencial.

Contamos com a costumeira generosidade do povo guanhanense para a doação de ÁGUA MINERAL, COBERTORES e COLCHÕES, que serão destinados à Dores de Guanhães.

As doações podem ser entregues no CRAS, à Travessa Pio Nunes, nº 37 (esquina com a Praça Néria Coelho Guimarães.

Juntos pela vida!”