Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 tem início a partir desta quarta-feira (17/02)

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 tem início a partir desta quarta-feira (17) com o tema Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. A campanha sempre inicia na Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

A Campanha da Fraternidade é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anualmente desde 1964, sendo que a partir do ano 2000, de cinco em cinco anos a propositura da campanha é ecumênica.

O texto-base da campanha deste ano foi escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) com a direção-geral da CNBB dando o aval.

No texto contém críticas à negação da ciência neste período de pandemia, desrespeito de igrejas ao distanciamento social, ações do governo federal em relação ao enfrentamento da Covid-19, além de indicar a existência de uma cultura de violência por causa do discurso de ódio contra mulheres, negros indígenas e pessoas do grupo LGBTIQ+, situação que gerou insatisfação em alas mais conservadoras da igreja católica.