Campanha contra sarampo e pólio já começou; meta é vacinar 1.675 crianças em Guanhães

Começou ontem, 06/08, a Campanha de Vacinação contra a pólio e o sarampo em todas as 10 unidades de saúde de Guanhães. A expectativa é vacinar 1.675 crianças, com idades entre 1 a menores de 5 anos. A Campanha vai até o dia 31 de agosto, e o dia D será realizado em 18 de agosto.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Neusa Mendes, pais e/ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para que a situação vacinal da criança seja analisada e sejam aplicadas as doses necessárias. “Somente através de boas coberturas vacinais poderemos evitar o retorno de doenças já eliminadas”, ressaltou.

A vacina contra sarampo é indicada para crianças de 1 ano de idade (em duas doses). A vacinação contra pólio é realizada no primeiro ano de vida da criança, com a vacina injetável (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade. O 1º reforço da vacina pólio é aplicado aos 15 meses de idade, com a vacina oral (VOP). O segundo reforço (VOP) é aplicado aos 4 anos de idade.

Em Guanhães, as salas de vacina estarão funcionando normalmente de segunda a sexta, no horário de 7:30 às 16h; a programação do dia D, será divulgada nos próximos dias. O setor de Vigilância e as Unidades de Saúde estão à disposição para informações e esclarecimentos.

ATENÇÃO: A campanha nacional indiscriminada é apenas para crianças entre 1 e menores de 5 anos, os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não tenham registro da informação. Receberão uma dose da vacina contra o sarampo todas as crianças, mesmo as que já tenham seu esquema completo com duas doses.

Nara Generoso/ Ascom – Prefeitura de Guanhães

Notícias Relacionadas