O cantor e compositor Nando Reis se reinventa mais uma vez ao apresentar “Uma”, primeira parte de seu ambicioso álbum triplo “Uma Estrela Misteriosa”, com mais um de bônus, intitulado “Revelará o Segredo”. Nando optou por fazer o caminho inverso do que tem sido visto nos últimos anos ao ter lançado, no final de julho, os quatro discos em vinil, mas ir liberando em fases o projeto em formato digital. A primeira parte, “Uma”, já está toda disponível nas plataformas de streaming de áudio. Ao todo são nove faixas, todas compostas por Nando. A produção é de Barrett Martin.
“’Uma’ é o disco número um. Artigo feminino, unidade. Disco das pílulas, dos singles, uma espécie de carta de apresentação, uma paisagem. Um retrato do meu momento, da minha época, da minha idade e de quem eu sou agora”, afirma o ex-Titãs. “A seleção das músicas obedece a um universo que se relaciona com o título. São canções cuja unidade se caracteriza por um tipo de atmosfera e de emoção na qual eu vejo uma relação, como se fosse um colar de pérolas bem redondinhas”, completa.
Um dos destaques, de acordo com os fãs do artista, é “A Chave”, que explora a relação de duas pessoas ao capturar o fluxo de pensamento do personagem, que faz associações e rimas inspiradas pela imagem de sua musa. Outro é “Azul Febril”, cuja letra expressa a ânsia de um encontro, da vontade de que aquela sala seja preenchida.
Mas o álbum “Uma” reserva outras canções com cara de sucesso. É o caso de “Em Si, Tais E Quais”, escrita originalmente para o duo ANAVITÓRIA – durante a série de shows que eles fizeram em conjunto, a “Turnê dos Namorados”, em 2018. Nando recuperou a canção, cuja letra remete a imagens e metáforas sobre a descoberta e o fascínio por uma pessoa. Também merece citação “Dois Réveillons”, escrita originalmente para Marisa Monte. O artista recheia o arranjo lento e dramático com diferentes imagens e rimas
Além do lançamento quádruplo, Nando se prepara para viajar pelo país apresentando o novo trabalho. O guitarrista Peter Buck (co-fundador da banda R.E.M) e o produtor e baterista Barrett Martin (produtor do álbum e membro da Screaming Trees) participarão de todos os shows confirmados da turnê “Uma Estrela Misteriosa”, que terá início pela região Amazônica, em 20 de setembro, em Macapá, para celebrar o Equinócio de Primavera, e também tem passagem confirmada por Belém, Manaus, Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo, Salvador, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, entre outras cidades.