Após sofrer com um dos anos mais quentes da história em 2023, a população poderá enfrentar calor e chuva acima da média histórica em Minas no primeiro trimestre de 2024.
É o que aponta o relatório de tendência climática elaborado pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas. O documento, elaborado na última terça-feira, aponta até 2°C de temperatura acima da média em parte do estado.
A previsão é de que a maior parte do território mineiro fique com 1°C acima da média histórica, podendo chegar a 2°C no extremo norte mineiro, como no Norte de Minas e no Jequitinhonha. O motivo é a continuidade do fenômeno atmosférico-oceânico, conhecido como El Niño.
Em relação às chuvas no primeiro trimestre de 2024, a tendência é que a porção norte do estado (Noroeste, Norte de Minas e Jequitinhonha) apresentem anomalias positivas de precipitação, com cerca de 50 a 100 mm acima da média. Nas demais regiões de Minas, a previsão é de chuvas dentro da normalidade