Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
O que é cardiopatia, doença que levou MC Marcinho a ser intubado

MC Marcinho, funkeiro dono de sucessos como “Glamurosa” e “Rap do Solitário”, é apenas um dos aproximadamente 14 milhões de brasileiros que sofrem de alguma doença cardiovascular. O cantor, que sofreu uma parada cardíaca e está internado em estado grave na UTI, conforme veiculado nesta terça-feira (11), é cardiopata e já vinha lutando contra complicações no coração há algum tempo. Casos como o de MC Marcinho põem os holofotes em cima de doenças como a cardiopatia.

Dizer que MC Marcinho é cardiopata é sinônimo de dizer que ele sofre de pelo menos uma doença e condição médica capaz de afetar o coração e o sistema vascular. Esse último diz respeito aos vasos sanguíneos que transportam sangue e linfa (líquido originário do sangue que é formado por lipídios e proteínas que circula pelos vasos linfáticos) pelo nosso corpo.

Sendo assim, a cardiopatia não se refere a uma doença ou condição médica específica, e sim a um conjunto delas. Entre os tipos mais recorrentes, pode-se mencionar hipertensão (pressão alta), doença arterial coronariana, arritmia cardíaca, além de condições mais graves como parada cardíaca ou mesmo derrame cerebral, segundo o site da Rede D’Or de saúde.

Causas

Essas condições podem acompanhar um indivíduo desde o nascimento ou mesmo nas primeiras semanas de vida, ou seja, constituindo-se como uma cardiopatia congênita. Há a possibilidade, ainda, de se apresentar como uma cardiopatia adquirida, o que pode estar associado ao estilo de vida do indivíduo e ao impacto de outras condições de saúde.

Sintomas

Esses serão variáveis de acordo com a doença ou condição específica que se apresenta em cada pessoa, no entanto, alguns dos mais recorrentes são irregularidades no batimento cardíaco, variações na pressão arterial, falta de ar, cansaço e fadigas extremos.

Como tratar

Tal qual os sintomas, os tratamentos possíveis estão diretamente dependentes ao tipo de cardiopatia que um indivíduo possui, contudo, algumas alternativas viáveis são mudança no estilo de vida (incluindo alimentação e prática de atividade física), uso de medicamentos e cirurgias.

Anualmente, são registradas cerca de 400 mil mortes decorrentes de doenças cardiovasculares, segundo o Ministério da Saúde. É imprescindível estar com seu check-up em dia, e exames que atestam a saúde do coração são, por exemplo, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste do ergométrico (esforço), tomografia do coração e vasos, dentre outros.

Mais
Notícias