Mineração sem água
Um dos pilares da Serra Leste é a preocupação e o respeito com o meio ambiente.
Toda a nossa operação é planejada para gerar o mínimo de impacto possível e compensar qualquer mudança necessária no ambiente para a instalação da operação.
Temos orgulho de ter a primeira operação em atividade no Brasil que minera ferro sem a utilização de água. Mas, como ele funciona?
Em primeiro lugar, todo mineral extraído passa por uma peneiragem, onde o material é separado em grupos de tamanhos diferentes. A parte mais fina, conhecida como Sinter Feed é levada para o pátio de estocagem de onde segue viagem para o silo de alimentação do processo de concentração.
Nesta fase o material passa pela secagem, onde a sua umidade é reduzida de 4% para 0,5%. Quanto mais seco o mineral estiver, mais fácil fica para a separação magnética.
Agora começa o processo de separação sem utilizar nem uma gota d’água.
O material seco e resfriado começa a passar por diversos tambores, cada um com o campo magnético mais alto do que o anterior. A cada novo tambor o mineral fica mais puro, criando o produto final, chamado de concentrado. Este processo como já dito não utiliza água e por consequência não necessita de uma barragem de rejeitos, reduzindo muito quaisquer impactos ambientais.
#SerraLeste #Mineracao #Guanhaes #Geologia #Geotecnia #EngenhariadeMina #MeioAmbiente #mineriodeferro #MinasGerais