A partir deste sábado (30), está liberado o funcionando de todas as atividades não essenciais nas cidades que aderiram ao programa Minas Consciente. Nesta semana, o governo de Minas autorizou o funcionando de todos os serviços, inclusive na onda vermelha, a mais restritiva do programa.
Segundo a Secretária de Estado de Saúde, os protocolos a serem adotados vão variar conforme a onda. Na vermelha, a mais restritiva, por exemplo, será possível a abertura de comércio, atrativos culturais, atividades esportivas e eventos com até 30 pessoas. Hotéis também poderão funcionar nesta fase do programa com até 50% de sua capacidade. Antes, apenas serviços essenciais estavam autorizados a funcionar.
Com os novos protocolos, salões de beleza, centros de estética e barbearias, por exemplo, só poderão funcionar com agendamento e mantendo intervalo de 30 minutos entre um cliente e outro para higienização e desinfecção dos equipamentos.
No caso das academias os horários também deverão ser previamente acordados, com checagem de temperatura na entrada, distanciamento de três metros entre os aparelhos e fechamento do estabelecimento a cada duas horas para higienização completa. Os funcionários deverão ser examinados clinicamente todos os dias e, observado qualquer sintoma deverá ser afastado por 10 dias.
A expectativa é que com o novo protocolo 79 mil empresas possam funcionar pela primeira vez desde o início da pandemia. “Este novo protocolo permitirá que aquelas atividades que estão fechadas há muito tempo, tenham algum fôlego retornem, preservando postos de trabalho. A atividade econômica, assim como o trabalho, são comemorativos e são indicadores da saúde, a gente tem que lembrar disso”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral em coletiva de imprensa nesta semana.
Segundo ele, municípios deverão fiscalizar o cumprimento ou não dos protocolos sanitários e poderão contar com apoio da Polícia Militar.
De acordo com a última atualização do programa, dez macrorregiões fazem parte da onda vermelha: Triângulo do Norte, Noroeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Sudeste, Centro-Sul e Sul.
O que pode funcionar?
A fase 3 do plano prevê o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, como o comércio, os atrativos culturais, naturais, hotéis, atividades esportivas e eventos, além dos serviços essenciais.
Regras
Onda Vermelha
Distância linear: 3 metros
Capacidade: 10 m²
Máximo de pessoas por evento: 30 pessoas
Limite de ocupação (hotéis/atrativos culturais e naturais): 50% da capacidade
Onda Amarela:
Distância linear: 1,5 metros
Capacidade: 4 m²
Máximo de pessoas por evento: 100 pessoas
Limite de ocupação (hotéis/atrativos culturais e naturais): 75% da capacidade
Onda verde:
Distância linear: 1,5 metros
Capacidade: 4 m²
Máximo de pessoas por evento: 250 pessoas
Limite de ocupação (hotéis/atrativos culturais e naturais): 100% da capacidade
Orientações para todas as ondas
– Priorizar teletrabalho
– Proibir autoatendimento pelo cliente (self service)
– Estimular o atendimento com agendamento prévio
– O cliente deve ser questionado previamente (de preferência ao telefone quando for marcar o atendimento), se apresenta sintomas respiratórios, se está em isolamento ou quarentena em decorrência da Covid-19 e, em caso positivo, não poderá ser atendido
– Realizar aferição obrigatório de temperatura de funcionários e clientes, com restrição de entrada em caso de temperatura aferida ser superior a 37,5 graus. Os acompanhantes, independente da temperatura, também estarão sujeitos à restrição de entrada.