Ação acontece nesta quinta (22) e sexta (23) nos PSFs da cidade
Estamos em novembro, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença que é o alvo desta mobilização global é a segunda maior causa de morte no País por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
Em meio a este cenário, há uma boa notícia. Diagnosticar a doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos. Isso aliado a uma terapia individualizada com ênfase em redução de sequelas e complicações com o máximo de resultados.
Pensando na saúde do homem, e dentro da Campanha Novembro Azul, a Prefeitura Municipal de Guanhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), uma campanha de prevenção e detecção do câncer de próstata. O objetivo da ação, segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Claudiana Azevedo, é identificar homens com possíveis alterações na próstata.
Para a realização das atividades de atendimento clínico, orientações sobre a doença, exame de toque, solicitação de exames laboratoriais, avaliação odontológica, avaliação do cartão de vacina, atividade física e atendimento psicológico, as equipes das unidades estarão prontas para atender, de 7h às 16h.
Na quinta-feira (22) serão atendidos os PSFs: Alvorada, Regional VI (Vermelho) e Regional VIIB (Agroder). Já na sexta-feira (23), serão atendidos os PSFs: Pito, Gafurina, Regional VIIA (MIlô) e Santa Teresa.
O que é PSA?
PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. O que são esses tais antígenos? Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo.
Em quais casos o exame é solicitado?
- Homens com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de próstata e com esperança de vida de pelo menos mais 10 anos.
- Homens com idade 45 nos com alto risco de desenvolver câncer de próstata: Afro-americanos e homens que têm um parente de 1º grau (pai, irmão ou filho) diagnosticados com a doença com menos de 65 anos de idade
- Homens com 40 anos em risco mais elevado, ou seja, aqueles com mais de um parente de 1º grau que tiveram câncer de próstata antes dos 65 anos.
Nara Generoso/ Ascom Prefeitura de Guanhães