Os mineiros passarão a pagar mais caro pela conta de luz a partir da semana que vem. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira, 22 de maio, que o reajuste médio na tarifa cobrada pela Cemig será de 23,19%. Os novos valores começam a valer na próxima segunda-feira, 28.
Para os consumidores residenciais, o aumento será de 18,53%. O reajuste mais pesado é para as grandes indústrias, na casa dos 35,56%. Segundo a agência, a majoração ocorre dentro da revisão periódica praticada a cada cinco anos.
A Aneel defende que essa revisão “reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos”.
Já a Cemig, que lutava por um reajuste médio de 25%, argumenta que as novas tarifas são necessárias por causa do aumento no custo da energia do país, sobretudo nesta época de estiagem e baixos níveis dos reservatórios. A empresa atende 8,3 milhões de unidades consumidoras em 774 municípios de Minas Gerais.