Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Candidatura sul-americana pedirá à Fifa antecipação da escolha da sede de 2030

, ,

Representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai querem mais tempo para organização da Copa do Mundo e que eleição seja feita em 2020, dois anos antes do previsto

Em reunião nesta quarta-feira em Assunção, representantes da Argentina, Paraguai e Uruguai anunciaram que a candidatura pedirá à Fifa para que a escolha da sede da Copa do Mundo de 2030 seja feita em 2020. Isso significaria uma antecipação de dois anos do cronograma. A eleição é feita sempre oito anos antes. A justificativa do pedido é para que a organização do Mundial tenha mais tempo para se preparar para o evento.

– Vamos solicitar no Congresso da Fifa, que será na véspera do Mundial (da Rússia), se é possível antecipar a eleição da sede de 2030, já em 2020, para que nossos três países tenham maior tempo e suficiente antecipação para desenvolver a infraestrutura necessária para levar a cabo as obras que demandariam o Mundial do Centenário – declarou o secretário de Coordenação e Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, Ernesto Gaspari.

O pedido à Fifa será feito durante o congresso que escolherá a sede da Copa do Mundo de 2026, no dia 13 de junho, um dia antes do pontapé inicial do Mundial da Rússia. Os 211 filiados da entidade máxima do futebol votam, sem distinção de peso. Para 2030, o processo normal prevê que a escolha seja em 2022.

Os sul-americanos querem 10 anos para preparar a Copa. A partir de 2026, o evento contará com 48 seleções. Coordenador-geral da candidatura, o argentino Fernando Marín afirmou que o Mundial da Rússia será aproveitado para que os três países articulem apoio para a proposta.

– O Mundial da Rússia vai ser utilizado com todas nossas forças para promover a iniciativa do Mundial 2030. O Mundial deve vir a esta região, pela história, pelos antecedentes, pelo centenário que comemoramos e por tudo que significa o futebol nesses três países – disse Marín.

A candidatura tripla dos sul-americanos é, até o momento, a única para a Copa do Mundo de 2030. Ela foi oficializada em outubro do ano passado, em Buenos Aires, em reunião dos presidentes das três nações Mauricio Macri (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai) e Tabaré Vázquez (Uruguai), e o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A ideia de sediar a Copa do Mundo de 2030 surgiu, inicialmente, apenas no lado uruguaio, que gostaria de receber o Mundial 100 anos depois da primeira edição, que aconteceu no país. Com poucos recursos financeiros e estruturais para suportar tal evento, o Uruguai incorporou a Argentina à candidatura. O Paraguai só foi confirmado como um terceiro membro posteriormente. A ideia é que Uruguai e Paraguai tenham entre duas sedes, e os argentinos fiquem com até oito. Ainda não se sabe onde seriam disputadas a abertura e a final do torneio.

Mais
Notícias