Em carta publicada em jornal, ele diz que ‘com o definhamento lento de minhas forças físicas, interiormente estou em uma peregrinação para casa’. Aos 90 anos, primeiro papa em seis séculos a renunciar vive em antigo convento do Vaticano.
O papa emérito Bento 16 disse, em uma carta publicada em um jornal italiano nesta quarta-feira (7), que está na última fase de sua vida e em uma “peregrinação para casa”.
Bento 16, que em fevereiro de 2013 se tornou o primeiro papa em seis séculos a renunciar, escreveu a carta ao jornal “Corriere della Sera” agradecendo aos leitores por seus votos ao se aproximar do quinto ano de sua renúncia.
“Estou comovido por tantos leitores quererem saber como passo meus dias neste último período da vida”, escreveu.
“Só posso dizer que, com o definhamento lento de minhas forças físicas, interiormente estou em uma peregrinação para casa.”
Desde sua renúncia, o pontífice de 90 anos, um alemão conservador cujo papado de sete anos foi marcado pela má administração e por escândalos financeiros, mora em um antigo convento nos jardins do Vaticano.
Ele só fez algumas aparições públicas, a maioria em grandes eventos da Igreja, mas recebeu amigos.
Aqueles que lhe são próximos dizem que ele continua afiado mentalmente, mas tem problemas de mobilidade e precisa de um andador para se locomover.