O Ministério da Educação deferiu a lista com mais 36 escolas de Minas, que poderão atender os alunos em tempo integral já em 2018, totalizando 80 escolas estaduais atendendo estudantes do Ensino Médio na Educação Integral e Integrada. Com essa nova listagem, a expectativa é que o estado tenha cerca de 19.600 alunos participando dessa iniciativa.
Segundo a Secretaria de Educação de Minas Gerais, as escolas escolhidas foram selecionadas a partir de critérios definidos pelo MEC, por meio do Programa de Fomento à Educação em Tempo Integral, como condições de vulnerabilidade social, índice socioeconômico abaixo da média do Estado e o atendimento mínimo de 120 estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio. “A partir de agora temos um cronograma de encaminhamentos. Já enviamos ao MEC um termo de responsabilidade para o desenvolvimento das ações nas 36 escolas. Agora vamos realizar um grande encontro no próximo mês, no qual vamos trazer pessoas envolvidas com as escolas, e promover uma imersão para que elas possam entender o programa e a proposta”, esclareceu a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cecília Resende.
Educação Integral e Integrada
A Educação Integral e Integrada na educação básica assegura jornada escolar igual ou superior a 7 horas diárias (ou 35 semanais) durante o período letivo e vem ao encontro das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que tem como propósito assegurar o acesso e permanência dos estudantes na educação básica, com melhoria da qualidade do ensino e o respeito à diversidade, garantindo as condições ao desenvolvimento de saberes e habilidades dos estudantes, ampliando a oferta da jornada em tempo integral.