Cruzeiro visita Atlético-PR em Curitiba e inicia sonho do hexa na Copa do Brasil

Atual campeão, time celeste estreia nas oitavas de final e fora de casa

O Cruzeiro inicia nesta quarta-feira a defesa do título da Copa do Brasil. Mais do que isso: começa a caminhada em busca do hexacampeonato do torneio nacional. O primeiro compromisso é diante do Atlético-PR, às 21h45, na Arena da Baixada, em Curitiba. Como se classificou para a Copa Libertadores, o time de Mano Menezes teve a vantagem de entrar diretamente nas oitavas de final. O adversário, por sua vez, precisou eliminar Caxias-RS, Tubarão-SC, Ceará e São Paulo nas fases iniciais.

Maior campeão ao lado do Grêmio, com cinco títulos, o Cruzeiro tem marcas expressivas na Copa do Brasil. Até aqui, foram 148 jogos, 76 vitórias, 40 empates e apenas 32 derrotas. Aproveitamento de pouco mais de 60%. São 290 gols marcados e 144 sofridos na história. Além do hexa no torneio nacional, o time de Mano Menezes tem o desafio em 2018 de buscar o tri da Libertadores e o penta do Brasileirão.

Nessa temporada desgastante e cheia de compromissos decisivos, o Cruzeiro tem sofrido com a ausência de jogadores importantes. Um deles é o meia Thiago Neves. O principal homem de criação nem sequer viajou a Curitiba, sua terra natal, em função de dores na panturrilha da perna direita. O meia seguiu em Belo Horizonte para tratamentos já de olho nos próximos dois compromissos: o clássico contra o Atlético, no sábado, pelo Brasileiro, e o duelo contra o Racing da Argentina, pela Libertadores, na terça-feira, dia 22.

Mano Menezes orientou um trabalho de posse de bola na tarde dessa terça-feira, na Arena da Baixada. A atividade também serviu para os jogadores se adaptarem melhor ao gramado sintético do estádio. Embora o treinador não tenha mostrado o time, a tendência é que ele repita a formação que venceu o Sport por 2 a 0, no último domingo, pelo Brasileirão. Robinho ganharia a vaga de Thiago Neves no meio-campo. Edilson, outro lesionado, segue no departamento médico. Lucas Romero é o mais cotado para a lateral direita.

Maior assistente do Cruzeiro na temporada, com sete passes ‘letais’, o lateral-esquerdo Egídio está confirmado na partida. Antes do jogo, ele comentou a adaptação ao campo com grama sintética. “O jogo fica mais rápido. Foi importante fazer um teste aqui no treinamento. Fizemos um trabalho de posse de bola o pudemos testar. Conseguimos ter toques rápidos, elogiamos o gramado, a estrutura, e esperamos fazer um grande jogo”.

Atlético-PR

Uma das surpresas da temporada, muito em função do esquema tático e do estilo de jogo adotado pelo técnico Fernando Diniz, o Atlético-PR não vive bom momento. Depois de conquistar resultados importantes, como a vitória sobre o São Paulo na última fase da Copa do Brasil, o Furacão não conseguiu triunfar em seus últimos seis compromissos: empates com São Paulo (C. do Brasil), Grêmio (Série A) e Bahia (Série A), e derrotas para Palmeiras (Série A), Newell’s Old Boys (Sul-Americana) e Atlético (Série A).

Pensando na recuperação, Fernando Diniz preparou mudanças para o jogo diante do Cruzeiro. Algumas delas forçadas. Velho conhecido do torcedor mineiro, o meia-atacante Guilherme está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O meia Lucho González, recuperado de contusão, deve voltar ao setor. O lateral-direito Jonathan e o meia Nikão não treinaram e também deverão desfalcar o rubro-negro. Thiago Heleno, por outro lado, está confirmado na zaga.

ATLÉTICO-PR X CRUZEIRO

Atlético-PR

Santos; Zé Ivaldo, Pavez e Thiago Heleno; Matheus Rossetto, Camacho, Lucho González e Carleto (Renan Lodi); Matheus Anjos (Nikão), Pablo e Bergson. Técnico: Fernando Diniz

Cruzeiro

Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Rafinha, Robinho e Arrascaeta; Sassá. Técnico: Mano Menezes

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Data e horário: 16 de maio de 2018 (quarta-feira), às 21h45

Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE/CBF)

Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE/CBF) e Cleberson do Nascimento Leite (PE/CBF)