Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Governador assina ordem de serviço para instalação de 2.993 cisternas e autoriza doação de 492 caixas d´água

Equipamentos vão garantir acesso à água para famílias de baixa renda na zona rural impactadas pelos períodos de estiagem que atingem o Norte e Nordeste do estado

O governador Fernando Pimentel assinou nesta quarta-feira (25/4), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a ordem de serviço para a instalação de 2.993 cisternas e a doação de 492 caixas d´água em 142 municípios mineiros, beneficiando 12.833 famílias.

O investimento total é de R$ 27,8 milhões, sendo R$ 9,3 milhões provenientes de recursos estaduais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Idene). Os equipamentos irão garantir o acesso à água para famílias de baixa renda e residentes na zona rural que sentem os reflexos dos períodos de estiagem que atingem esses dois territórios do Estado.

Entre os municípios beneficiados com as caixas d’água estão: Água Boa, Cantagalo, Coluna, Santa Efigênia de Minas, Santo Antônio do Itambé, Senhora do Porto e Virginópolis.

Garantia de água

Ao todo, serão instaladas 1.387 cisternas telhadão multiuso (25 mil litros), que auxiliam na produção agroalimentar, e 1.606 cisternas de placas (com 16 mil litros cada) para o consumo humano. Além disso, 492 caixas d´água serão entregues a 123 municípios, sendo que cada um deles receberá quatro caixas para melhorar as condições de vida dos mineiros que vivem na zona rural.

Cada caixa d´água tem capacidade para atender até 20 famílias, somando cerca de 9.840 famílias beneficiadas. Os contratos com as entidades responsáveis pela instalação das cisternas incluem a capacitação técnica e a formação dos beneficiários no que diz respeito à gestão da água. (Com Agência Minas)

Mais
Notícias