Rádio Vida Nova FM

VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
VIDA NOVA FM
Você em 1° lugar
Ouça ao vivo
Previous
Next
Pela primeira vez no Brasil, Olimpíada Internacional de Matemática começa nesta segunda

, ,

Competição reúne 623 estudantes de 111 países; provas terminam no próximo domingo (23)

A 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) começa nesta segunda-feira (17) e pela primeira vez será realizada no Brasil, no Rio de Janeiro. Vão se reunir 623 estudantes do ensino médio de 111 países. A competição termina no próximo domingo (23).

Equipes formadas por até seis estudantes craques em matemática vão se debruçar sobre os mais desafiadores problemas, repetindo um ritual iniciado em 1959, na Romênia, com apenas sete países. Desde então, o encontro mundial é realizado anualmente – exceto em 1980 – com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da matemática pela disputa e a troca de experiências entre representantes de culturas distintas.

O Brasil iniciou sua participação na IMO em 1979 e já conquistou 22 medalhas e 29 menções honrosas. Em 2016, atingiu sua melhor colocação na história da competição: 15ª lugar na pontuação geral por equipes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze. Cada equipe de até seis alunos tem um líder e um vice-líder.

O time do Brasil foi selecionado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) de um grupo de 30 alunos que vem recebendo treinamento intensivo desde o ano passado. São medalhistas de competições nacionais e internacionais de matemática: André YujiHisatsuga, 17 anos, e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 18, de São Paulo; Bruno Brasil Meinhart, 16, e George Lucas Alencar, 18 anos, do Ceará; João César Campos Vargas, 19, de Minas Gerais; e Davi Cavalcanti Sena, de 17 anos, de Pernambuco.

Mais notícias

Mais
Notícias