América cede empate ao Paraná e torce contra adversários para se manter no G4

Coelho tem 20 pontos e pode ser ultrapassado por Vila Nova e Internacional

O América perdeu a oportunidade de encostar nos líderes, mas volta de Curitiba com pelo menos um ponto e mantendo a série invicta. O Coelho não se importou com o jogo fora de casa e fez um duelo de igual para igual com o Paraná. Com o 1 a 1, Renan Oliveira abriu o placar para os mineiro e Gabriel Dias empatou para os paranaenses, o Alviverde chega aos seis jogos sem derrotas na Série B do Campeonato Brasileiro.

O empate leva o América aos 20 pontos em 12 rodadas disputadas. Os líderes Juventude e Guarani têm 22 e jogam entre si ainda neste sábado. O resultado manteve o Coelho na terceira colocação, mas Vila Nova e Internacional ainda podem ultrapassar a equipe mineira, que pode deixar o G4 da competição. O Paraná chegou aos 17 pontos e está na oitava posição na tabela.

Na próxima rodada na Série B, o América volta ao Horto para o confronto mineiro da segunda divisão. O Coelho recebe o Boa Esporte, no Independência, às 20h30 da próxima terça-feira. No mesmo dia e horário, o Paraná visita o Vila Nova, no Serra Dourada.

O jogo – Enderson Moreira repetiu a escalação do América que venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 0, na rodada passada da Série B, e a equipe não decepcionou. O Coelho não sentiu o jogo fora de casa e propôs a troca de ataques com o Paraná desde o início da partida. Aos 10′, os donos da casa tiveram a primeira chance. Robson recebeu lançamento de Eduardo Brock e cruzou para João Pedro finalizar. João Ricardo saiu fechando o ângulo e defendeu.

Sete minutos depois foi a vez do América ter sua primeira boa oportunidade. Hugo Cabral fez bela jogada pela ponta esquerda e cruzou rasteiro. Renan Oliveira errou o chute, mas a bola saiu como um passe para Bill, já na pequena área. O centroavante tentou tirar do goleiro Richard, que se jogou na bola e tirou o perigo.

As duas equipes seguiam tentando envolver uma à outra, mas o duelo caiu de produção. Com as marcações bem compactadas, os espaços diminuíram e as emoções ficaram para os últimos minutos da etapa inicial.

O Paraná teve sua chance aos 42′, mais uma vez com João Pedro. João Ricardo saiu bem outra vez e fez excelente defesa com o pé. Um minuto depois, o América aproveitou de uma falta na intermediária para chegar ao gol. Pará levantou na área e Messias, de cabeça, encontrou Renan Oliveira livre na área. Também de cabeça, o camisa 23 empurrou para as redes. 1 a 0.

O Paraná voltou para a segunda etapa com uma marcação mais alta, pressionando o América no campo alviverde. Aos 7′, os donos da casa aproveitaram escanteio para empatar. Renatinho levantou na área e Gabriel Dias aproveitou falha na marcação para subir sozinho e cabecear no canto oposto. 1 a 1.

O Tricolor tentou aproveitar o embalo para ir para cima do Coelho. Aos 11′, Rafhael Lucas tentou chute de fora da área, mas João Ricardo defendeu. Tentando equilibrar o meio-campo, Enderson lançou Ruy no lugar de Hugo Cabral.

O América tentava segurar a pressão do Paraná e manter a posse de bola, mas sem conseguir encaixar o contra-ataque. Aos 23′, o zagueiro Rayan saiu até o meio-campo para dar combate e matou a jogada com falta em Luan. O defensor paranista foi punido com o segundo amarelo e foi expulso da partida.

Com um jogador a mais em campo, o Coelho foi para cima. Enderson tentou colocar mais um atacante para aproveitar os espaços e Mike entrou na vaga de Renan Oliveira. Aos 38′, Pará cruzou na área e Luan cabeceou para grande defesa de Richard. Mesmo com um homem a menos, o Paraná ainda tentou o desempate, mas o duelo ficou mesmo no 1 a 1.

PARANÁ 1 x 1 AMÉRICA

Paraná
Richard; Junior, Rayan, Eduardo Brock e Igor; Zezinho, Gabriel Dias, Robson, Renatinho e João Pedro (Minho); Rafhael Lucas (Wallace)
Técnico: Cristian de Souza

América
João Ricardo; Christian (Norberto), Messias, Rafael Lima e Pará; Zé Ricardo, Ernandes e Renan Oliveira (Mike); Hugo Cabral (Ruy), Luan e Bill
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Renan Oliveira, aos 43′ do 1ºT (América); Gabriel Dias, aos 7′ do 2ºT (Paraná)
Cartões amarelos: Robson, Júnior, Rayan [2x] e Zezinho (Paraná); Hugo Cabral, Zé Ricardo e Ernandes (América)
Cartão vermelho: Rayan (Paraná)
Motivo: 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Durival Britto (Vila Capanema), em Curitiba (PR)
Data e horário: 7 de julho (sexta-feira), às 21h30
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (CBF-SP)
Assistentes: Rogério Pablo Zanardo (CBF-SP) e Herman BrumelVani (CBF-SP)

(Superesportes)

Veja os melhores momentos da partida, no vídeo postado pelo canal Não É Apenas Futebol: