Está no Ar

Programa vai dobrar cada doação de livros feita em abril

 

A plataforma 1Book4Life permite que pessoas do mundo todo doem livros para estudantes brasileiros em situação de vulnerabilidade social

No Mês do Livro, muitas ações têm surgido para incentivar a leitura, especialmente entre crianças. Isso porque, segundo pesquisa do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), apenas 1 a cada 4 brasileiros domina plenamente a leitura e a compreensão de texto. Uma destas ações partiu do programa 1Book4Life, uma plataforma criada por brasileiros que permite que pessoas do mundo todo doem livros para crianças do país com apenas alguns cliques. E para marcar o Mês do Livro, o programa vai dobrar cada doação feita por meio do site 1book4life.com

Os livros são selecionados de acordo com indicadores sociais da região, nível de aprendizado e idade. O programa permite ainda que esse material didático chegue a várias escolas em situação de vulnerabilidade social, inclusive em locais de difícil acesso.

Além disso, o aproveitamento dos livros é monitorado pelo programa. As crianças são incentivadas a lerem e compartilharem os livros após isso, passando o conhecimento a outras crianças e afetando as suas comunidades. E o doador tem acesso a estes resultados por meio de fotos e cartinhas de agradecimento de cada aluno presenteado.

O valor da doação comporta um kit com dois livros novos, embalagem de presente e os custos de transporte e entrega e garante que o material chegue aos alunos e que os livros sejam aplicados e estudados em sala de aula. O monitoramento é feito para garantir que o estudante realmente leia os livros e mostre que aprendeu a interpretar a leitura. No dia da entrega, nenhum aluno da escola é deixado de fora. O programa aguarda as doações chegarem ao número exato de estudantes da escola contemplada para fazer a entrega a cada um deles. (O Tempo)